Nós somos responsáveis por promover a saúde do nosso cachorro e precisamos assumir essa responsabilidade quanto antes, seja a respeito de alimentação, vacinação, consultas, exames ou qualquer assunto sobre o animal. Você deve buscar conhecimento e saber de verdade o que é ter um cão mais saudável.
Existem conceitos que precisamos conversar para ficar claro o que significa prevenção, e o que é de fato a saúde do seu cão. Nós temos o hábito de criar em nossas cabeças, que o indivíduo somente está saudável quando não está doente, porém esse conceito é errado. Saúde é muito diferente de ausência de doença, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Não consiste somente na ausência de doenças ou enfermidades.
Hoje, a alimentação sem conservantes já é um consenso entre os médicos e especialistas para a saúde e prolongamento de vida humana, já foi comprovado que os industrializados fazem mal à nossa saúde. Quando voltamos esse assunto para dentro do campo veterinário, podemos observar que nós como tutores damos aos nossos cães alimentos processados como é o caso da ração. Ela é o fast food dos nossos cães, um alimento totalmente industrializado. Portanto, ela não promove a saúde completa do seu animal.
A alimentação correta dos nossos cães, é aquela que se aproxima do estilo de vida ancestral deles, ou seja, um conjunto de fatores (dieta+hábitos) que irão promover a saúde dos nossos animais. Além da alimentação, eles devem ter contato com o mundo externo, ou seja, passear, ter vitamina S (sujeira), atiçar os seus instintos visuais e olfativos.
Os cães são uma sub espécie de lobos e nós estamos humanizando esses animais. Ao tratá-los como pessoas, acabamos projetando neles nossas necessidades. Ou seja, da carne crua ao sapatinho para sair na rua. Devemos entender que esse tipo de situação pode causar problemas comportamentais como também de saúde.
Se você ama o seu cão, não humanize ele. A maior prova de amor é deixar o seu cachorro ser cachorro! Respeite essa necessidade, deixe ele farejar, cavar, interagir com outros cães, isso é o que ele quer e não usar perfumes ou roupinhas das quais nem ele se sente confortável. Deixe-o comer comida de verdade e não se assuste por isso.
RAÇÃO NÃO É A MELHOR OPÇÃO
Tutor, entenda de uma vez por todas, que a ração não é a única opção para os nossos cães. Ela tem um papel de alimentação conveniente, ou seja, nós encontramos por aí cães com deficiência de certos nutrientes devido à falta de alimentação ou uma dieta incorreta (ex: angu com carne). Nesses casos, a ração supre a necessidade de entrar pequenas quantias de nutrientes para esses animais.
Comparada a Alimentação Natural (AN), a ração não é a melhor opção. Nela encontramos cerca de 28% de proteína, enquanto na Alimentação Natural (AN) temos 50%. A ração é processada diversas vezes para depois ser embalada. Agora imagina a sua comida sendo cozida 3x mais para que depois, você possa se alimentar. Pois é, não vai encontrar muitos nutrientes depois disso.
A ração tem uma quantidade superior de carboidratos, estamos falando de 40% contra 10% da Alimentação Natural (AN). O seu cão ele lida com essa alimentação porque está acostumado a isso, mas não é essa opção que o fará viver melhor. Sobreviver não é viver com saúde.
QUAIS AS MAIORES DIFICULDADES
Os fatores mais comuns para a desistência da transição para a Alimentação Natural (AN):
Falta de apoio veterinário: a maioria dos veterinários foram instruídos a dar ração ou medicação como opção para enfermidades. Então cabe a você procurar profissionais que estejam alinhados a sua forma de pensar. Busque conhecimento para melhorar a alimentação do seu cachorro. Essa é sua responsabilidade, ninguém irá cuidar do seu animal como você. A Alimentação Natural (AN) é muito mais simples do que se imagina, porém, criamos dificuldades para justificar a nossa inércia.
Tempo: não existe falta tempo e sim falta de prioridade. Mesmo que o início seja um pouco mais difícil e atrapalhado, você consegue fazer uma alimentação de 30 dias em até 3 horas. Um breve tempo do seu dia em que assistiria séries ou filmes, por exemplo. Aqui o importante é não desistir.
Se faça essa pergunta, você prefere ir à clínica 3 vezes por semana porque o seu cachorro está com câncer ou outra doença grave, ou prefere gastar 3 horas e fazer uma alimentação de 30 dias que irá promover mais saúde para o seu animal?
Dinheiro: utilize aquilo dentro do seu alcance. Procure por cortes mais baratos como fígados, pedaços de frango, coração entre outros. Traga a dieta do seu cão para a sua realidade.
Assim ela se tornará mais barata, porém, com muito mais nutrientes que uma ração premium. Para oferecer Alimentação Natural, não precisa de firulas e sim de uma dieta básica e bem feita.
BENEFÍCIOS
Ao aplicar o que foi dito nessa primeira aula, você terá um animal mais saudável e que vai se alimentar com mais prazer. Uma dica: inicie a mudança com um osso recreativo e já verá grandes melhorias. Vá até meu perfil no Instagram, e busque por posts sobre ossos.