Para que haja mudança, você precisa dar pequenos passos! Vamos falar sobre os mitos que te contaram sobre seu cão e que provavelmente fortalecem sua dificuldade de mudar para a alimentação natural.
1º Mito - O cachorro só pode comer ração
Crescemos ouvindo essa frase e quando as pessoas nos pegam oferecendo outra coisa que não seja ração para os nossos cães, imediatamente já falam que é errado, que ele vai passar mal ou algo do tipo. Isso acontece muito com as pessoas que já oferecem a Alimentação Natural (AN).
Mas você precisa saber que essa não é a melhor opção para o seu cão. Entenda que os cães não nascem se alimentando de ração.
Em dados históricos, tem aproximadamente 30 mil anos que os cães nos acompanham e somente 200 anos que a ração faz parte do cotidiano deles. Então o que eles comiam a 28.800 anos atrás? Carnes e ossos.
Ah… mas o meu veterinário sempre me recomenda ração! Caso o seu veterinário não recomende a Alimentação Natural como uma refeição para o seu cão, ele provavelmente não tem conhecimento para falar do tema como autoridade ou porque ele é induzido a receitar a ração como a melhor forma de alimentação. Aprenda que quanto mais próximo da alimentação ancestral dos cães, mais eles vivem.
2º Mito – A ração limpa os dentes dos cães
Se faça essa pergunta: como um alimento, rico em carboidratos pode limpar o dente do seu cão?
Não acredita ainda? Te convido a fazer um teste com você mesmo. Pegue uma bolacha do tipo Maisena mastigue e me diga se ela ficou grudada em seus dentes. Com o cachorro acontece o mesmo. Por exemplo, se ela de fato limpa os dentes, porque 90% dos cães que comem ração, sofrem com problemas periodontais (dentes e gengivas) podendo até evoluir para problemas mais graves? E você concorda que a partir desse momento o seu cachorro está com um problema de saúde. Ou seja, ele não pode ser mais considerado um cão totalmente saudável porque come ração.
3º Mito – Alimentação Natural (AN) amolece as fezes
É justamente ao contrário, a fezes passam a ser mais secas, em menor volume e com odor reduzido, afinal é cocô! O que de fato pode acontecer é que em meio a transição alguns cães até se adaptarem tenham esse tipo de reação, porém não é tão comum. Há relatos também de diminuição do odor da urina.
4º Mito – Osso são mortais
Eu também escutei isso por muito anos. E há vários relatos de pessoas próximas a nós que viram seus cães engasgarem ou terem algum tipo de contratempo. O que de fato faz mal aos cães são os OSSOS COZIDOS, esses são até mortais causando não só os engasgos, mas também perfurações.
ATENÇÃO: dê sempre OSSOS CRUS! Pense que 28 mil anos atrás eles se alimentavam da caça, de outros animais (carnes e ossos crus). Isso é algo natural para os cães.
Os ossos têm diversos benefícios entre eles:
- Limpeza dos dentes e estimulação da saliva.
- Saúde Mental: O seu cão sente um extremo prazer ao roer um osso. Assim como você ao comer um chocolate ou algo que gosta muito.
Existe um sub mito de que cães pequenos não podem comer ossos. Isso é mentira não só podem como devem, a Elsa minha cadela, come ossos desde que tinha 3 meses. Teremos uma aula especial para ossos onde vou explicar isso melhor
Lembre-se: o risco com ossos existe para qualquer cachorro assim como para nós seres humanos sermos atropelados andando na calçada. Pense nisso!
5º Mito – Rações são completas e balanceadas.
Temos essa falta de ação de buscar conhecimento e aí por comodidade, achamos que a ração é o melhor alimento e que vai suprir todas as necessidades nutricionais do nosso cachorro. Você está enganado se pensa assim, a ração supri somente a necessidade mínima de nutrientes que o seu cão precisa.
Existem relatos de estudos feitos nos Estados Unidos, de cães que morreram comendo ração ou tiveram problemas muito graves. Mais de 100 cães foram infectados por micotoxinas que se encontravam nos pacotes de rações e que são utilizadas até hoje.
Entendam que a ração não é 100% eficaz e segura, e que também, não possui 100% de nutrientes. Ele só garante o mínimo para o seu cão sobreviver, mas pense você quer que ele viva ou sobreviva?
6º Mito – Carne crua é perigoso
Os cães são carnívoros por natureza, se alimentam de outros animais. Foi assim que viveram durante anos e o certo é que continuem assim para garantir uma vida saudável. Você como tutor(a), deve se atentar a certos cuidados que se deve ter, como: manipulação, local de compra e condições da carne. Feito isso o seu animal estará seguro de possíveis reações adversas.
Mas Alexandre, e a salmonella? Os cães, mesmo comendo ração, eliminam a salmonella pelas fezes. Se este for o problema você pode parar de dar ração também! Então te convido a pensar: se você come carne crua (quibe, sushi, etc.)... Por que o seu cachorro não pode? Sendo que ele é um animal carnívoro?
7º Mito – Cães são onívoros
Cães não são onívoros, eles são CARNÍVOROS. Eles não conseguem digerir alimentos como legumes e verduras, pois não têm dentes próprios para isso. Os cães têm sua origem comendo outros animais (carnes e ossos), seus dentes foram feitos para cortar a carne durante a alimentação.
Faça um teste, dê uma cenoura ao seu cão e você vai perceber que haverá diversos pedaços do alimento intacto nas fezes dele. No caso das frutas elas podem ser mais bem digeridas, mas lembre-se o seu cão é carnívoro, ele gosta é de carne!
Busque sempre conhecimento! Ele será o seu maior aliado durante a transição da ração para Alimentação Natural.