A saúde do seu cão é sua responsabilidade!
Sabia que ao dar ração para o seu cachorro você está expondo-o a vários perigos? Vamos entender que a ração, tem a função de quebra-galho. Ou seja, ela até pode funcionar, mas depois de um certo tempo o preço será cobrado.
Separei os tópicos com os maiores riscos da ração para o seu cão. Vamos lá?
Ela é um alimento industrializado: cães devem comer carne e ossos, afinal sua dieta ancestral era basicamente isso. A ração é como se fosse o nosso fast-food só que para cães. O seu “valor “atribui-se à sua conveniência. Entenda que ela não tem a quantidade necessária de nutrientes para promover a saúde do seu cachorro. Portanto, não é a melhor forma de alimentação para ele.
Componentes da ração: já olhou o rótulo que está atrás do saco de ração do seu cachorro? Se fizer isso, você vai perceber que os ingredientes ali citados são pobres nutricionalmente. A ração tem diversos componentes alergênicos, transgênicos, nutrientes sintéticos, ingredientes de origem vegetal, micotoxinas etc. Preste atenção, uma alimentação boa e saudável não contém rótulos de ingredientes. Afinal, você já viu algum rótulo em um pé de galinha, por exemplo!? Pense nisso.
Origem Vegetal: o cachorro é especificamente um animal carnívoro e a ração se classifica como uma alimentação à base de grãos e vegetais. Ele pode até comer, mas não está se alimentando da forma correta. O organismo do cachorro sente as deficiências que a ração não consegue suprir por ser alimento de origem vegetal.
Além disso, os grãos utilizados para a fabricação da ração contêm agrotóxicos e componentes transgênicos, afetando diretamente toda a estrutura corporal do seu cão. Então reflita. Seu cachorro é aquilo que come, ou seja, se ele se alimenta de forma ruim logo todo restante será prejudicado, inclusive a saúde.
Micotoxinas: há dados de estudos americanos que comprovaram que a ração causou doenças e até mesmo a morte de aproximadamente 100 cães por conter micotoxinas em sua composição.
O que de fato acontece é que esse componente pode causar intoxicações que por vezes só são percebidas quando o cachorro está em um estado grave. Por isso vale um alerta. A melhor opção de alimentação para o seu cão, é aquela que se aproxima da rotina ancestral, logo a Alimentação Natural (AN) não vai causar esses efeitos e sim promover a saúde do seu cachorro.
Componente cancerígenos: existem 2 conservantes que a indústria nomeia como antioxidantes e que fazem parte da composição da ração. O que muitas pessoas não sabem, é que o BHT e BHA, são altamente cancerígenos. Pegue o saco de ração e veja se no rótulo tem alguma dessas siglas. Claro que existem outros componentes também cancerígenos, mas esses são facilmente encontrados. Agora reflita, por que será que temos tantos cães morrendo de câncer atualmente?
Fonte de energia equivocada: com a Alimentação Natural (AN), o cachorro recebe uma grande quantidade de proteína e gordura que são altamente benéficas para a sua saúde e pouco carboidrato que ainda sim, pode ser considerado como de origem boa, porém a ração é uma alimentação que contêm grande quantidade de carboidrato em sua maioria ruim e pouca quantidade de proteína e gordura boa, isso afeta diretamente qualidade de vida do seu cão, mexendo com o organismo e na forma de produção de energia.
Obesidade e problemas intestinais: atualmente encontramos um grande número de cães obesos ou com problemas intestinais nos consultórios, além disso temos também o aumento de doenças que são derivadas desses dois fatores, como problemas de coração ou pressão. E sabem qual a coincidência entre todos esses cães? A alimentação é a base de ração com uma rotina sedentária. Se você está fazendo isso com seu cachorro, logo ele estará entre esses dados também. Você quer isso? A escolha é sua.
Saúde dos dentes: como disse na aula passada, a grande maioria dos cães que se alimentam de ração têm problemas periodontais, pois a mesma gruda nos dentes e a higienização não é feita. Então quer ter um animal com dentes e gengivas saudáveis? De OSSOS CRUS, isso de fato limpa os dentes do seu cão e ainda faz bem para a saúde mental dele.
Dieta monótona: já pensou em comer a mesma coisa por anos? Você suportaria? Então por que o seu cachorro deve comer ração todos os dias? Pensando na saúde mental dos cães, é muito mais prazeroso comer uma comida com textura, cheiros e sabores diferentes. A Alimentação Natural (AN), estimula muito mais o seu cão.