Toda intervenção/medicamento/vacina pode ter consequências, benefícios e riscos.
Não estou dizendo que vacinas e medicamentos fazem mal, eu quero que você entenda que estas tomadas de decisões que implicam na saúde do seu cachorro devem ser feitas de formas estratégicas.
O ponto principal é promover a saúde do seu cão, portanto quanto menos inserção de produtos químicos e alimentação industrializada, melhor é para o sistema imunológico do seu cachorro, consequentemente para a saúde dele.
Outro ponto importante sobre indicações e informações sobre vacinas e medicamentos, é justamente quem está indicando. Procure por um profissional capacitado e que de fato irá avaliar a necessidade destes medicamentos.
O que podemos ver por aí são tutores que estão acostumados com a comodidade, e acabam não tratando a causa da doença e buscando por métodos que tratam aquele momento. No caso, você que está aqui, não é esse tipo de tutor ou quer mudar. Por isso eu já parabenizo por essa iniciativa, a saúde do seu cachorro agradece!
Mas Alexandre qual o impacto da alimentação nessa situação? A Alimentação Natural (AN) fortalece a imunidade do seu cão, fazendo com que algumas dessas doenças, passem a se tornarem secundárias. Não estou falando em cura, mas, menos incidências deste tipo de problema.
O cachorro muda ao trocar a ração pela AN. A qualidade de vida dele melhora e ele se torna de fato um cão saudável
Vermifugação
Não existe vermifugação preventiva e sim curativa. O seu cachorro está parasitado, você vai dar o vermífugo e ele terá um efeito positivo no organismo do seu cão. Agora, caso você dê de forma preventiva, pode causar reações adversas ou vai prejudicar a saúde do seu cão a curto ou longo prazo. Como vômitos, problemas intestinais etc.
Faça o protocolo racional, de vermifugação quando ele estiver parasitado. Como saber: exame parasitológico de fezes.