Houve um crescimento bem significativo na taxa de cães obesos, são cerca de 160%. A obesidade deve ser encarada como uma doença preocupante, pois ela abre portas para tantas outras que já conhecemos por aí.
- Problemas de pele
- Problemas com a imunidade
- Problemas Ortopédicos
- Doenças Respiratórias
- Doenças Cardíacas entre outras.
A iniciativa de trocar a ração para a Alimentação Natural (AN), pode ajudar bastante no combate e no tratamento da obesidade.
Só o fato do seu cão estar obeso, já reduz a expectativa de vida dele em 40%. Por isso, foque em uma alimentação mais saudável, ofereça alimentos bio apropriados para o seu cachorro.
Um caso curioso para você que acha que a obesidade é fator natural na vida do seu cachorro, venho te dizer que não, em condições naturais, o seu cão não seria obeso. A obesidade é um fator criado por nós seres humanos.
Por vezes ela é uma doença subdiagnosticada, ou seja, cerca de 86% dos tutores não sabem que seus cães estão obesos. Por isso eu vou apresentar uma avaliação com o intuito de ajudar a identificar se o seu animal está em grau de obesidade ou não. Mas lembre que o correto é você ir até o seu veterinário e pedir que ele faça essa avaliação. Vamos lá?
Avaliação do ECC
(Escore de Condição Corporal)
COMO AVALIAR: No caso você fará uma avaliação mais subjetiva, não se esqueça e eu indico que procure um veterinário para fazer esta avaliação com mais precisão.
ESCALA 1-9: MAGRO - OBESO
FOTO 1: Tabela ECC de 1-9. Clique para visualizar.
2 pontos importantes para fazer a avaliação:
REGIÃO DA CINTURA: O importante nesse caso é que você consiga visualizar a cintura do seu cão. O quero dizer com isso, você tem que conseguir ver o desenho da silhueta do cachorro por cima e de perfil (Igual ao da foto 1).
Caso você tenha cães peludos, apalpe para conseguir visualizar melhor.
REGIÃO DA COSTELA: O ato de apalpar para essa avaliação é muito importante. Você vai sentir as costelas do seu cachorro, caso consiga sentir sem esforço o espaço entre uma costela ou outra o seu cão pode se encontrar em situação de peso ideal. Já se você não sentir espaços, terá que fazer pressão para achá-los, pois o seu cão está em condição de obesidade.
Feito esses 2 movimentos você será capaz de saber se o cachorro está obeso ou não.
Erros comuns:
- O tutor não se importa em pesar a comida/ração do seu cachorro.
- Excesso de petiscos (fortalecimento da fome emocional): o tutor por vezes dá petisco natural fora de hora ou compra aqueles industrializados que são piores ainda. Aprenda a usar o petisco de forma racional como aprendemos nas aulas anteriores.
- Falta de responsabilidade (fortalecimento da fome emocional): Ah Alexandre, mas ele ama bolachinha, sorvete ou qualquer outra coisa. Você está matando o seu cão! Ele não foi criado para comer essas guloseimas. Lembra que falei que você é responsável pela saúde do seu cachorro? Então pense nisso. Você está dando desculpas, fortalecendo a fome emocional do seu animal e aumentando o risco de obesidade.
- Excesso de industrializados: Ração ou petiscos. Bobeiras que inventaram para cães (panetone, sorvete ou chocolate). Tudo isso é industrializado. Se você quer ter um cão feliz, saia para passear com ele, isso o fará muito mais feliz.
- Castração: Não é um erro, mas favorece ao ganho de peso.
Esses são erros graves e muito comuns, ainda poderia citar outros e que provavelmente você já deve ter cometido com o seu cachorro. Para saber mais, fique atento a aula de amanhã! Vou te apresentar um conteúdo que vai mudar não só a vida do seu cão, mas a sua também. Agora é a hora de você se tornar um provedor de saúde para o seu melhor amigo.
O QUE FAZER E CURIOSIDADES
O cão emagrece mediante a colaboração do seu tutor. Vou citar pequenos passos, mas importantes para reduzir a obesidade do cachorro:
- Restrição Calórica.
- Dieta que favorece a perda de peso. Mais ingestão de proteínas (carne, peixes, frango, ossos, vísceras e ovos) e menos ingestão de carboidratos.
- Corte os petiscos ou faça uma quantia exata para o dia.
- Ao dar ração não dê mais do que o seu cachorro precisa.
- Inclua a Alimentação Natural da rotina do seu cão. Mas faça isso com conhecimento e não de qualquer forma. Estou preparando um material exclusivo com o passo a passo para você ser capaz de fazer isso de forma correta e segura.
- Pare de compartilhar a sua comida com o seu cachorro.
- Inclua na rotina do seu cão, exercícios além de fazer bem para o físico o mental dele agradece.
Curiosidade: Cães obesos geram um custo de 20% mais com saúde (vet, exames etc) e 25% mais com medicamentos. Ou seja, é mais caro você ter um cão obeso do que um saudável