Entrando em sua 10ª edição, o Leilão Touros Melhoradores Nelore OL, segue oferecendo ao mercado o melhor da genética nelore.
Serão ofertados 80 reprodutores nelore CEIP, 100% genotipados e avaliados pela CIA de Melhoramento. Em 30 parcelas e frete gratuito você garante que o seu rebanho decole rumo a produtividade em 2023.
Venha fazer bons negócios com a gente!
O CEIP é um certificado outorgado pelo MAPA aos programas de melhoramento genético aprovados e reconhecidos no projeto técnico CEIP.
O modelo de CEIP da Cia de Melhoramento caracteriza o animal certificado, através de sua Identificação, data de nascimento, sexo, raça, criatório de origem, bem como suas informações genealógicas. As informações genéticas estão dispostas de maneira gráfica e nominal, representadas em unidades de desvio padrão (estandartizadas), com as barras intencionalmente orientadas para a direita para características desejáveis e o comprimento da barra expressa a intensidade (positiva ou negativa) desta DEPh genômica.
ICIAGen: Índice calculado com base nos DEPhs genômicos ou IPP calculada, no caso de novilhas, visando maior ênfase com precocidade sexual, considerando a seguinte composição:
ICIAGen = 2,9% PN + 11,75% GND + 2,9% CD + 5,9% PD + 25% GPD + 5,9%CS + 11,8% PS + 10,3% MS + 4,4% TEMP + 13,25% IPP
IDESM: Índice de seleção à desmama utilizado na Cia de Melhoramento, cuja composição é a seguinte:
IDESM = 36% GND + 18% CD + 23% PD + 23% MD
RMat: Retorno maternal. Índice de seleção para eficiência produtiva de fêmeas.
Estimativa de retorno em kg de peso vivo/matriz/ano, contempla precocidade sexual, permanência produtiva, produtiva materna e custo de mantença.
IFRIG: Índice frigorífico. Visa auxiliar a identificar animais com potencial genético para incrementar qualidade e rendimento de carcaça e qualidade de carne, sem promover incremento em peso adulto e exigências nutricionais. Considerando a seguinte composição:
IFRIG = 9% PCQ + 11% AOL + 21% RC +11% EGS + 8% MAC + 3% MAR +8 % GPD + 1% CS + 9% PS+ 9%MS + 10% PV.
PCQ: Peso de carcaça quente, AOL: Área de olho de lombo; RC: Rendimento de carcaça; EGS: Espessura de gordura subcutânea; MAC: Maciez; MAR: Marmoreio acc: Acurácia de informação.
Para cálculo dos índices (ICIAGen e IDESM), são aplicadas restrições que visam penalizar animais com DEPhs desequilibrados.